Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Por que o aspirador ciclônico doméstico bagless HEPA é um lixo?

Autor:
Já embarquei num troço desses, mas só não fiquei no prejuízo porque modifiquei totalmente o pior aspirador do mundo (Brastemp Clean 1400w B7B14A4) e o transformei num aspirador funcional que usa saco descartável. Só não joguei no lixo porque sou “mexelão” e alterei inteiramente o péssimo projeto. Aliás, TODOS, eu disse todos, os aspiradores ciclônicos pequenos existentes no mercado verdadeiras bombas chinesas que estouram em no máximo 6 meses de uso pouco intenso. Se você usa intensamente, não chega a manter por 3 meses o poder de sugar sujeira.
Black and Decker A4V "rei" das reclamações

O que é um aspirador ciclônico?
Um aparelho deste tipo tem um container para armazenar a sujeira. Ou seja, não é toda a sujeira que fica retida no filtro, só a mais fina, já que os resíduos mais pesados caem no fundo do container por decantação. Toda a teoria é muito boa e funciona muito bem em modelos enormes usados por lavadores de carro, marcenarias, oficinas, etc. Na realidade, o verdadeiro modelo ciclônico tem 2 compartimentos distintos, um, para decantar a sujeira e no outro compartimento ficam alojados o filtro do motor e próprio motor.

A indústria de eletrodomésticos tentou reduzir o tamanho da parafernália e o resultado foi desastroso. A coisa funciona um certo tempo e começa a pifar, não tem jeito, é um aspirador com prazo de validade bem curto.

Filtro HEPA “permanente” que não é permanente
Filtro HEPA permanente: mero engodo!
Você acredita num aspirador com filtro “permanente”? Eu acreditei e embarquei numa fria! Mesmo que você lave o dito cujo, passe compressor de ar, faça o diabo, com o tempo os poros vão se fechado e o poder de sucção vai para o saco. Aliás, eles vendem essa maravilha justamente propagandeando que ele é sem saco. Haja saco do consumidor, que em menos de 6 meses tem um aspirador que puxa cada vez menos.

Pequenas dimensões do filtro
Outro problema desses filtros tipo HEPA é que são ridiculamente pequenos em relação à potência do motor, normalmente 1400 a 1600 watts.
Assim, você compra um aparelho com um motor ultra potente e ele fica estrangulado por um filtro subdimensionado. Por causa da potência, me vi estimulado a fazer esta gambiarra no Brastemp Clean (apelidado pelos usuários de pior aspirador do mundo), transformei de "sem saco" em "com saco" com muita honra! Agora funciona que é uma beleza! Sem prazo de validade, sem desligar o motor.
Gambiarra que fiz num Brastemp Clean 1400 w o pior aspirador de pó do mundo

Filtro HEPA que você não encontra em lugar nenhum para a reposição
A grande mentira é que este filtro seja permanente, como disse acima, a duração dele chega a 6 meses e precisa ser trocado, porque a eficiência do aspirador cai pela metade. E onde é que você encontra a maravilha para trocar? As fábricas não se preocupam em irrigar o mercado de peças dessas traquitanas chinesas descartáveis. Elas justamente contam que você vai partir para um modelo novo.
Se é que você encontrará um filtro HEPA para repor, esbarrará no preço absurdo.

Principais reclamações dos usuários: não puxa nada e faz muito barulho
Minha experiência foi justamente essa, depois de poucos meses de uso, muito barulho por nada! Inclusive a nossa faxineira começou a relutar em usar o equipamento novo, preferindo pegar um Eletrolux Compact antigão que mantemos para serviços mais grosseiros.

Conclusão:
Se você quer cair no conto do bagless (sem saco), pelo menos caia sabendo da história toda, pois não vai demorar muito para jogar fora a porcaria chinesa, ou partir para a gambiarra, se tiver as ferramentas certas e a devida paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário