Autor: Isaias Malta
Quando temos problemas de infiltração no nosso telhado, uma das soluções “fáceis” que eles nos propõem é o recobrimento de todo ele com manta asfáltica aluminizada, com a promessa de ser uma solução definitiva.
Ledo engano! Para uma alternativa impermeabilizante que não chega a ser descomunalmente mais barata, a duração que mal se estende por 10 anos, não faz parte definitivamente daquelas reformas destinadas a não esquentar mais a cabeça.
Digo isto por experiência própria. Nosso telhado é todo recoberto por manta asfáltica em cima de telha francesa. Depois de uns 3 anos, as emendas começaram a ceder, plantas cresceram nas fissuras, formigas fazem furos constantemente e constroem ninhos sob a manta, etc.
Na prática, você tem que ficar fazendo emendas e reparos o tempo todo. Para tanto, comprei um rolo de manta e um maçarico de gás. Assim, comprovei cabalmente o que diz o texto linkado abaixo sobre a baixa durabilidade das mantas asfálticas, mesmo as cobertas com ccimento ou lajotas.
Hoje, constato em vários pontos a perda de elasticidade da manta e quando ela começa a ficar dura, se torna quebradiça e perde a sua principal função que é impermeabilizar. Logo, nosso próximo passo será partir para o aluzinco, este sim é uma bela solução daquelas de parar de esquentar a cabeça! Agora, quem quer fazer um quebra-galho, sem ter que partir imediatamente para a reforma e sem ter expectativa de grande durabilidade, até que a manta asfáltica cumpre o seu papel.
»»» Superestimar a Vida Útil da Manta Asfáltica
Nenhum comentário:
Postar um comentário