Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Por que as pessoas queimam facilmente os induzidos das suas motosserras elétricas?

Autor:

Em 17/08/2015 adquiri uma motosserra elétrica (eletrosserra) da marca Lynus modelo MEI 2200 e desde lá aprendi usando-a que acontece um estranho fenômeno: eventualmente o botão de acionamento emperra, o motor passa a fazer um barulhão estranho e começa a sair fumaça.

A minha maneira de lidar com o problema é desligar imediatamente o equipamento através da alavanca de freio da corrente e esperar até que o botão volte a funcionar. Naturalmente, por ser novato na operação de eletrosserra, eu não sabia deste detalhe e descobri que muitos usuários também não sabem, tanto é que vários deles se queixam na internet da queima de induzidos, às vezes no primeiro uso.

Hoje comentei o este fato com um vendedor de uma revenda Stihl e ele me elucidou a causa do problema. A Stihl tem um modelo de motosserra elétrico MSE 170 C-BQ que possui um disjuntor térmico de sobrecarga. Tal dispositivo existe para contornar o problema da sobrecarga que pode ocorrer durante a operação deste tipo de equipamento pelos seguintes fatores:
- superaquecimento do motor por estar muito tempo ligado – veja bem, as eletrosserras são equipamentos destinados ao uso doméstico, logo, seus motores aguentam uns poucos minutos de uso contínuo e já começam a esquentar demasiadamente;
- carga excessiva em cima do motor – quando o operador aplica muita força sobre o sabre;
- desaceleração brusca do motor – quando a corrente fica prensada pela madeira devido ao corte mal planejado.

O tal disjuntor de sobrecarga da Stihl só retorna a conectar a alimentação elétrica depois que o motor resfriou, isto é a tecnologia alemã a serviço da proteção do patrimônio dos seus clientes! Contudo, nos modelos oriundos da chinelagem chinesa, como é o caso das Lynus, Tekna, Nagano, Black and Decker, Ryobi, Gringer, Matsuyama, Schulz, BR Motors, Einhell, não há previsão dequalquer proteção térmica automatizada, por isso, a boa integridade do equipamento só pode ser mantida pelo uso cuidadoso da motosserra, ou seja, desligando imediatamente do motor ao menor sinal de sobrecarga - o melhor mesmo é o usuário se acostumar a fazer um uso intermitente, evitando deixar o motor ligado continuamente por vários minutos.

Aliás, constata-se nos sites de reclamação que os distribuidores de motosserras elétricas chinesas não garantem seus equipamentos em caso de induzido queimado, uma vez que atribuem tal intercorrência ao mal uso. Apesar de não mencionarem nada da ocorrência de sobrecarga térmica em seus manuais muito pouco explicativos.

Um comentário:

  1. Elas não tem induzido e sim rotor e estator e outra só tem videos porcaria na internet coloquem videos de manutenção completas não vi ate agora nada a respeito da motosserras.

    ResponderExcluir