Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Principal e fatal defeito da máscara de solda de escurecimento automático

Autor:
Se você comprou uma máquina de solda equipada com circuito eletrônico que chaveia automaticamente o filtro em resposta à emissão de raios ultravioleta e infravermelho, deve saber qual é o mais importante defeito que este equipamento de segurança pode apresentar.

A máscara automática possui algumas regulagens, que não podem interferir na sua máxima função de escurecer imediatamente o visor quando as emissões do arco voltaico alcançam seus sensores. Como algumas máscaras possuem a função grinding (esmerilhamento), que desativa os sensores, este é o único recurso que tem o poder de desligar o escurecimento eletrônico. Por isso, cheque o equipamento antes da operação para saber se o botão de seleção do filtro (9~13) está corretamente posicionado e se a função grinding está desligada.

- Verifique se o botão de sensibilidade (normalmente localizado no interior da máscara) está regulado para o valor máximo.

Se a sua máscara está apresentando um dos defeitos descritos abaixo, não se culpe pela sua falta de experiência na regulagem, uma vez que o automatismo deste equipamento independe da habilidade do usuário.

- O visor sempre fica claro, não reage ao fechamento do arco voltaico.

- Demora para escurecer: ocorre um clarão antes do escurecimento do visor.

- Funcionamento intermitente: depois que o visor escurece, clareia rapidamente e escurece. O vídeo a seguir ilustra este defeito.


Possíveis causas dos defeitos:

- Verifique se tem alguma sujeira ou obstrução no acrílico protetor na zona dos sensores. Se houver, limpe ou proceda a troca do plástico.

- Algumas máscaras são equipadas com bateria, outras com bateria e fotocélulas, e ainda outras somente com fotocélulas. Nas máscaras dotadas de bateria, experimente colocar uma bateria nova.

- Caso persiste o defeito, se o produto estiver na garantia, não hesite em solicitar a troca por um novo. Foi o que aconteceu com este caríssimo modelo Speeglas 9100 da 3M, que estava respondendo erraticamente ao arco TIG.

2 comentários: