Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Posso usar Soprador Térmico em manta asfáltica?

Autor:
O jeito correto de aplicar manta asfáltica é com maçarico, evidentemente. Contudo, o maçarico se revela bastante trambolhoso quando se trata de reparos.

É o meu caso, o telhado da minha casa tem pouco caimento e foi todo coberto com manta asfáltica em cima da telha francesa. Este tipo de solução foi adotado porque as telhas foram assentadas diretamente no cimento em cima da chapa. Ou seja, não havia condições de reparar as telhas rachadas.

Devido ao baixo caimento, acumula muita sujeira e começam a nascer plantas nos pequenos rasgos que vão surgindo na manta. Eu fazia os remendos usando um maçarico, mas dava um trabalhão ficar ligando e desligando, ainda mais que o meu não é automático. Aí, pensando em agilizar o serviço, há alguns meses comprei um soprador térmico Dewalt, com uma das grandes finalidades de me ajudar nos remendos do telhado.

Somente hoje consegui usá-lo como pretendia e os resultados foram absolutamente convincentes! Usei o bico estreito e comprido, com soprador térmico na temperatura máxima e consegui colar perfeitamente pedaços de manta asfáltica nos furos ocupados pelas plantas. Logicamente, seria absurdo usar um soprador para colocar grandes pedaços de manta asfáltica, mas fazer essas pequenas manutenções além de possível, torna-se muito menos trabalhoso.

Em tempo; tinha pesquisado na internet sobre o uso do soprador térmico para esquentar manta asfáltica e não obtive nada muito esclarecedor. Mesmo assim, resolvi comprar o soprador porque tinha vários outros biscates em mente se a coisa falhasse, mesmo assim não teria sido compra em vão. Até hoje não consegui aplicar a ferramenta no objetivo inicial, que era retirar vidro (para amolecer massa de vidraceiro petrificada) de esquadria de ferro, ainda mais porque desistimos da retirada das esquadrias de dentro de casa.

3 comentários:

  1. Boa explicação! Comprei um soprador térmico também, pois vi que tem várias utilidades para facilitar o serviço. Pretendo aplicar uma manta num telhado com telhas coloniais e estava pesquisando como aplicar e se também seria viável usar o soprador térmico. Obrigado por contribuir essa informação.

    ResponderExcluir