Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Qual é o melhor filtro para soldar em processo FCAW (MIG sem gás)?

Autor:

Dificilmente o manual da sua máscara de escurecimento automático se dá ao luxo de se referir ao processo FCAW – flux-cored arc welding (MIG sem gás), isso porque ninguém se interessa pelo primo pobre da soldagem.

A minha máscara faz referência na sua tabela de atuação a “MIG leve” e “MIG pesado”. Como optei por considerar o FCAW como MIG leve, desde que iniciei a soldar há pouco mais de um mês, adotei a regulagem do filtro de 10,5.

Entretanto, acabei descobrindo que o DIN 10,5 estava claro demais, pois o clarão do arco estava claro demais. Assim, fui na internet fazer uma pesquisa e me deparei com a informação de que para o processo FCAW fica mais confortável a regulagem 11.

É o valor que tenho adotado e que trouxe maior conforto para os meus olhos. Comprove a informação consultado essa tabela: Lens Shade Selector Guide

Também li num fórum gringo* algumas dicas bastante úteis na área do escurecimento automático que passo a compartilhar:

- Aprenda a piscar.
Nunca confie seus olhos ao escurecimento automático, programe-se a piscar antes da abertura do arco. Apesar do escurecimento se processar em milissegundos, é importante piscar antecipadamente ao surgimento do arco. Esta simples atitude evita a famosa dor de cabeça que costuma acometer os soldadores.

- Muito esforço tentando  ver a poça de fusão.
Dor de cabeça também pode surgir em consequência da regulagem escura demais, devido ao esforço redobrado do cérebro para perceber a poça de fusão. Neste caso, é melhor clarear um pouco o escurecimento automático.

- Persistência de flashes no campo visual.
Um bom indício para descobrir se a sua regulagem está muito clara é, imediatamente após a soldagem, levantar o capacete, mirar numa superfície qualquer (preferencialmente escura) e verificar se você continua a ver vários pontos luminosos na sua visão. Se isso estiver ocorrendo, aumente o número do filtro.

- Pesquise bem se os seus olhos não estão recebendo reflexos parasitas.
Considero o uso de touca de soldador um item mandatório. No entanto, eu estava enfrentando problemas de clarões dentro do capacete. Aí descobri que os clarões eram causados pela abertura na gola do capuz. Colei em cima da gola um retalho de tecido preto e resolveu o problema do reflexo.

- A zona de conforto depende da sensibilidade de cada um.
As tabelas de filtragem são elaboradas para atender a padrões gerais de necessidades. Algumas pessoas são mais sensíveis a luzes fortes, enquanto outros são mais resistentes. Por isso, partido da regra geral o melhor é que cada um experimente o melhor parâmetro para si mesmo. E o melhor é aquele que não causa fadiga visual, sensação de areia nos olhos, vermelhidão, nem dor de cabeça posterior.

* Perguntas e respostas sobre ajustes de filtros em máscaras de escurecimento automático

Nenhum comentário:

Postar um comentário