Autor: Isaias Malta
Ao se consultar diversos manuais dos fabricantes, descobre-se que eles não dão muita bola para o tipo de óleo empregado para lubrificar a corrente. Alguns especificam no manual óleo SAE30, SAE40 com 3% de querosene para diluição, óleo de máquina de costura, óleo Magnum da Castrol, “óleo apropriado para corrente”, “óleo biodegradável”, etc. A ORION, fabricante da maioria das correntes dos modelos de eletrosserras existentes no mercado, se omite olimpicamente de determinar um óleo específico para as suas correntes.
Logo, devemos concluir que não importa muito o óleo, mas prover o reservatório com algum deles. Vejo usuários berrando nos sites de reclamações sobre a omissão dos fabricantes em estabelecer um determinado tipo de óleo para os seus equipamentos, quando a melhor solução é parar num posto de gasolina e pedir simplesmente “me dá um óleo para corrente de motosserra”. O atendente virá com um óleo que funciona perfeitamente em qualquer eletrosserra.
O que não funciona é deixar o reservatório seco, aí sim a correia vai para o saco.
A própria MAKITA manda usar óleo SAE30 para lubrificar a Serra Tico Tico de Bancada. Mas também não especifica a marca. E no mercado se encontra SAE 5W30, SAE 10W30 e outros. Esta segunda nomenclatura tem haver com a temperatura. E no caso da serra tico tico de Bancada Makita, o motor é elétrico e as partes a serem lubrificadas são mecânicas de bronze. É complicado saber qual o melhor e mais adequado óleo a ser usado. Mesmo o 0800 da Makita atende e não dá o retorno esperado. Mas seguir o manual que não especifica direito qual fabricante(s).
ResponderExcluirQual óleo devo usar na eletroserra TEKNA 1250?
ResponderExcluir