Pesquisar este blog

sábado, 12 de dezembro de 2015

Em busca da solda perfeita! Regulagem MIG pelo ouvido

Autor:
Eis o grande pepino dos novatos em soldagem do tipo MIG/MAG, MIG sem gás, encontrar as regulagens certas de modo a evitar que a solda vire um pipocar incessante de respingos e fuligem. Como para os soldadores a visão é um sentido que não tem sentido, devido ao escurecimento da máscara, resta a fabulosa capacidade de audição. Graças aos ouvidos você adquire o dom de perceber quando as coisas estão lentas demais, rápidas demais, ou exatamente no ponto.

O segredo do reconhecimento sonoro é que não pode haver nenhum pipocar quando a regulagem está perfeita. Pipocar lento ou rápido significa que a regulagem não está boa e deve ser mudada. O som ideal é um fritar ritmado e fluído.

Regulagem de arame, regulagem de corrente (nas fontes mais sofisticadas), regulagem de tensão, distância da tocha, devem se adequar ao tipo e à espessura do material. Mexendo num deles, possivelmente os outros devem ser ajustados. O período de tempo em que perduram as dúvidas do novato é o tempo em que ele não consegue ouvir a “música” da solda, o som emitido pela poça de fusão. Quando isto acontece, as terríveis dificuldades iniciais começam a ficara para trás.
Acompanhe o vídeo abaixo e se engaje na busca do “bacon perfeito”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário