Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Como guardar motosserras, drenar ou não drenar a gasolina? Eis a polêmica!

Escrito por
Se você seguir estritamente o manual da sua motosserra, normalmente ele manda limpar sabre, corrente, pinhão, etc, lubrificar a corrente, esvaziar os tanques de combustível e lubrificação, deixar a motosserra funcionando até esgotar o combustível presente no carburador e assim por diante.

Naturalmente, ninguém segue ao pé tais orientações e nem ao menos por alto. Os operadores, que normalmente não são os donos do equipamento, terminam o trabalho e se dão por muito satisfeitos quando conseguem guardar no estado em que está no devido lugar.

Acho bem sensata a recomendação do fabricante da Oregon, fabricante de sabres e correntes de guardar nem sabre e nem corrente montados na motosserra, mas sim mergulhados em óleo lubrificante.

Quanto à orientação de drenar completamente o combustível da motosserra, há controvérsias, pois alguns resquícios de óleo ficam impregnados no carburador e acabam virando uma gosma que termina emperrando as peças móveis.

O vídeo abaixo expõe essa polêmica e lança suspeitas sobre os verdadeiros interesses dos fabricantes ao mandarem a drenagem total do combustível para o armazenamento. A mesma coisa vale para roçadeiras, máquinas de cortar grama e todas as ferramentas com motores a combustão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário