Escrito por Isaias Malta
Os consumidores, antes de adquirirem uma ferramenta, devem pesquisar bastante sobre as coisas que ela pode ou não pode fazer. O cidadão do vídeo abaixo está muito injuriado porque a sua Black Decker GK 1740 não consegue desempenhar a tarefa a que ele se propõe.
- A primeira observação que devemos fazer é sobre quais são as finalidades estabelecidas pelo fabricante. No site da Black Decker há o seguinte: “O modelo da Black Decker é ideal para a limpeza e a poda de arbustos e árvores de menor porte, permitindo que profissionais e usuários finais mantenham jardins e áreas plantadas sempre bonitas e bem cuidadas”. Ou seja, fatiar bases de troncos de grande espessura foge ao propósito de uma eletrosserra.
- Em termos de potência, não há muita diferença para uma motosserra a gasolina. Para um sabre de 40 cm, vemos que a eletrosserra tem 2,48 HP contra 2,10 HP de uma motosserra a gasolina típica com o mesmo sabre de 40 cm. No entanto as diferenças contundentes são a espessura da corrente, o número de lâminas e a rotação em RPM.
Uma motosserra de mesma potência, dá 3000 RPM de rotação mínima e 13000 RPM de máxima, contra 800 RPM mínima e 5600 RPM máxima na eletrosserra analisada. Aqui se pode abrir um parêntesis, porque a GK 1740 é fraquinha quando comparada com as concorrentes de mesma potência que dão 6700 RPM de máxima.
Isto significa que o torque (potência de arranque) de uma motosserra é infinitamente maior do que o de uma eletrosserra, fato que justifica o seu baixo rendimento para serrar troncos bem grossos como demonstrado no vídeo.
- A eletrosserra do vídeo me parece bem usadinha, o que pode implicar em lâminas já cegas e precisando de afiação. Aliás, algumas reclamações que pendem sobre a GK 1740 é justamente a pouca durabilidade do fio.
- A correia tem uma aparência extremamente seca. Está bem lubrificada? Uma eletrosserra em perfeito funcionamento deve produzir um rastro de óleo na madeira, coisa que não se observa no vídeo. O óleo que está sendo usado é o recomendável?
- Finalmente, o manejo da eletrosserra me parece bastante inadequado. O cidadão faz movimentos de serrote, totalmente inadequados para uma ferramenta que deve ser segurada firmemente. Faltou dar uma boa lida no manual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário