Pesquisar este blog

sábado, 2 de janeiro de 2016

Diário MIG sem gás: minha 1ª solda limpa e o 1º cordão!

Autor:
Continuaram hoje as minhas recentes incursões no mundo da solda. Mais precisamente, consegui concluir a montagem da minha mesa de solda desmontável. Com o tampo feito de chapa retirada de geladeira velha, o esqueleto de sustentação do tampo de sobras de vergalhão de obra e os pés cedidos por uma velha mesa de computador, agora só falta testar a bichinha!

Duas coisas me chamaram a atenção neste dia glorioso:
- consegui fazer o meu primeiro cordão, diga-se de passagem, ele ficou perfeito, os outros que vieram a seguir nem tanto;

- obtive a minha primeira solda limpa! Antes de passar a escova de aço, a solda estava quase 100% brilhante, mesmo a minha máquina sendo AC, de baixa corrente e usando o famigerado arame 0,8 revestido da V8 Brasil. Isto prova que a eficiência do processo depende muito mais do braço do soldador, cuidados, limpeza, etc, do que as mirabolâncias técnicas do equipamento;

- devido à boa espessura das partes a serem juntadas, hoje trabalhei todo tempo com a V8 Brasil MIG 150 BR em potência máxima (6) e velocidade do arame também perto do máximo.

Em vista dos excelentes resultados que venho obtendo com o atual set de solda, não vejo ainda motivos para instalar um upgrade retificador com indutor na saída. Estou achando bem mais adequado trabalhar com um equipamento menos complicado. Quem sabe daqui a pouco não muda tudo? Por ora, continuamos com o aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário