Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Tipos de máquina de solda e qual é a melhor para o hobista?

 Autor:
Sim srs., apesar de ter esmerilhadeira, martelete, furadeira, eletrosserra, soprador, aspirador ciclônico industrial e uma pá de ferramentas manuais, quando necessito de um simples ponto de solda num aparelho de ginástica, tenho que me deslocar com a peça desmontada até um serralheiro para que ele possa providenciar a minha demanda.

Agorinha mesmo estou precisando fazer uma pequena grade e não há como confeccioná-la com as ferramentas que disponho. Por isso, parti para a pesquisa para escolher uma máquina de solda que melhor se encaixe no meu perfil, e o melhor de tudo, que não custe os olhos da cara.

Máquinas de solda com eletrodos revestidos (MMA):
- Transformadoras
Aparelhos tradicionais que funcionam a base de transformador, cuja corrente é alterada pelo posicionamento do núcleo. Funciona em corrente alternada (CA).

Vantagens – devido à sua robustez, praticamente não sofrem defeitos. São as mais baratas e podem ser acopladas a um cabeçote TIG do tipo Gerador TIG Lachmann. O problema é que este tipo de solução somente pode ser adquirida por profissionais devido ao alto custo, pois um cabeçote desses custa mais dois mil e trezentos reais.

Desvantagens – são pesadas, produzem mais escória, são pouco flexíveis nas aplicações e gastam mais energia elétrica.

Maquinas Inversoras eletrodos revestidos
São quase as mesmas máquinas descrita acima, só que essas são constituídas de circuitos eletrônicos que geram corrente contínua (CC).

Vantagens – são extremamente leves e econômicas, chegando apesar 2,5 kg, podendo ser operadas a tiracolo. Alguns inversores funcionam também como máquina TIG sem alta frequência (HF). O problema de usá-las como TIG é o custo dos acessórios necessários: tocha de tungstênio, registro de gás, tubo de gás, gás, etc., componentes que custam muito mais do que a máquina para proporcionar um desempenho mais ou menos capenga.

Desvantagens - por funcionarem com centelhamento eletrônico, são máquinas bem mais sensíveis, logo, são mais suscetíveis a defeitos.

Comparação interessante entre soldadora transformadora e MIG sem gás:


Máquinas de solda TIG
O processo de formação do arco com eletrodo de tungstênio está descrito aqui.
Quem está precisadíssimo de soldar materiais não ferrosos, não poderá prescindir de um soldador TIG. O problema é que, além dos altos custos envolvidos, conseguir dominar o processo de soldagem TIG não é coisa para qualquer aventureiro, porque ele necessariamente terá que desenvolver habilidade para trabalhar com ambas as mãos! Então, vejo poucas possibilidades de um hobista se aventurar neste meio.


Máquinas de Solda MIG
Leia sobre o processo MIG aqui.
São máquinas cujo eletrodo é um arame. Com isto ela permite soldagens em lugares bastante inacessíveis e em materiais ferrosos bastante frágeis, tipo perfis metalon, material que as soldadoras a eletrodo normalmente abre buracos ao invés de soldar Também permite soldagem em alumínio. As maquinas MIG necessitam trabalhar com um gás para proteger a poça de fusão.
As máquinas MIG a gás estão fora do alcance do hobista devido ao custo elevado.

Máquinas de Solda MIG sem gás (eletrodo arame revestido)
Por não usarem gás, seu eletrodo é um arame revestido, que ao ser fundido fornece à tocha o gás necessário para proteger a poça de fusão.

Vantagens - o fato dos modelos de 130 A custarem tanto quanto as máquinas inversoras, torna este tipo acessível ao hobista para resolver aqueles casos de soldas de pequena monta.

Desvantagens - necessita de spray anti-respingo, seu consumível é mais caro do que eletrodos.

2 comentários:

  1. sou totalmente iniciante, na verdade, não sei nada sobre soldagem, o pequeno texto introdutorio ilustra bem meu problema, vi alguns videos e resolvi optar pela Flama 161 BV , diz que solda aluminio, inox e ferro fundido. Ainda não comprei, vc acha ela uma boa escolha para uma maquina de solda para iniciantes? Não vou montar uma serralharia, apenas para meus pequenos e medios projetos domesticos. Agradeço as dicas.

    ResponderExcluir
  2. ah , e com relação a mascaras de escurecimento automatico, qual vc me recomenda?

    ResponderExcluir