Pesquisar este blog

domingo, 15 de novembro de 2015

Dicas úteis para aumentar a durabilidade de brocas para concreto

Autor:
1) Não coloque água no furo durante a operação. A água pode danificar a ponta de metal duro e dificultar a remoção da poeira através dos canais.

2) Para auxiliar a remoção do excesso de poeira de dentro do furo, retroceda a broca (ainda em funcionamento) para fora do furo de tempos em tempos.

3) Se você utiliza furadeira de mandril convencional, aperte firmemente com a chave em cada um dos três pontos de fixação. Caso contrário, a broca se soltará facilmente quando submetida a um esforço mais alto. Esta recomendação parece boba, mas apertar nos três furos de fixação evita o desalinhamento da broca ao apertar e a consequente quebra quando ela gira excentricamente e é submetida a esforço.

4) Nunca faça furos cuja profundidade seja maior que o comprimento do canal da broca (ranhura em espiral). A broca poderá quebrar ou dobrar, ficando assim trancada dentro do furo.

5) Antes de começar a operação, é recomendável fazer uma pequena punção no ponto de furação para acomodar a ponta da broca. Isto evitará que a broca escorregue quando iniciar a rotação.

6) Verifique com frequência se não há marcas de desgaste na haste da broca causadas pelo encaixe da furadeira. Furadeiras com encaixe desgastado diminuem o desempenho e vida útil das brocas.

7) Mantenha a furadeira limpa e livre de sujeira nas entradas de ar.

8) Sempre mantenha lubrificado o mandril e passe graxa na haste de fixação.

9) A cotação de um profissional é diretamente proporcional à excelência das suas ferramentas, o contrário também é verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário