Pesquisar este blog

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Problemas e defeitos da eletrosserra motosserra elétrica Lynus, Macrotop e similares

Comprei uma Lynus/Macrotop modelo MEI-2200 em 2015 e posso afirmar em 2022 quais são os defeitos mais comuns que ela apresentou ao longo desses 6 anos de uso bem esparso. Este ano a motosserra “morreu” de vez. O motor queimou finalmente e não valia a pena consertá-lo pois só o induzido custa mais do que o aparelho.

- Desde nova é uma motosserra que sempre esquentou muito, saia fumaça e parava de repente. Tive que abrir buracos na carcaça para ajudar a refrigeração. O problema minimizou, pois só a partir daí consegui ganhar tempo de uso na carga demandada pelo corte.

- Desde nova essa motosserra sempre vazou óleo. Tive que desmontá-la para colocar abraçadeiras nos terminais das mangueirinhas e vedar a saída do tanquinho de plástico.

- No último ano de uso notei que a corrente estava cada vez mais seca e o óleo não gastava. Desmontei a motosserra e descobri que tinha pifado a bomba de óleo. Não encontrei no mercado uma bomba idêntica de reposição. Aí tive que apelar para a gambiarra. Com um frasco de coca-cola pequeno construí um reservatório externo de óleo. Depois de vários ajustes e reprojetos, finalmente a coisa funcionou até que melhor do que o original. Infelizmente o meu constructo não foi de muita valia porque um mês depois a Lynus abriu o bico, ou melhor, começou a queimar os carvões incontrolavelmente.

- Depois de abrir pela última vez, constatei o defeito de origem, que provavelmente veio com a elerosserra desde nova: o rolamento do eixo do motor na altura do coletor estava pifado. Se eu tivesse descoberto isso logo no início e trocado todos os rolamentos, talvez ela não tivesse queimado. São suposições, pois essas marcas chinesas de baixo custo são de um controle de qualidade assombrosamente ruim.

- Empiricamente eu sabia que havia alguma coisa errada porque a corrente apresentava uma certa resistência a girar livremente. É lógico, quando aquecia durante o funcionamento, a fricção aumentava bastante e provocava fumaça.

- Não considero, naquela data, que o valor pago tenha sido pouco, quase 600 reais comprada numa loja aqui da cidade. Hoje, por um pouco mais de 300 reais você compra uma Siga Tools, SA Tools, Nakasaki, Nagano e muitas outras com o mesmo nível de qualidade. Dessa Lynus as únicas coisas que duraram foi a corrente e o sabre, ambos da marca Orion. Algumas chinesas do mercado, nem isso têm, algumas vêm até com corrente cega desde nova.

Depois de muito sofrimento, agora estou partindo para duas Makitas, uma eletrosserra robusta (UC4041A) para trabalhos mais pesados e uma pequena a bateria (Duc254zc) para realizar podas e subir em árvores para cortar galhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário