Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2016

O que preciso saber para consertar/trocar um Cooler, Ventoinha, Micro-Ventilador

Autor:
Não importando se você tem um computador, notebook, máquina de solda, desumidifcador, chocadeira, etc, acabará cedo ou tarde enfrentando o defeito característico do cooler que começa a “abrir o bico”. Seu funcionamento fica cada vez mais ruidoso, enquanto as pás giram cada vez mais devagar. Então é chegada a hora de trocá-lo ou tentar uma extrema unção. O procedimento da troca costuma ser muito simples, mas a compra é uma tarefa complexa, pois exige uma gama de informações que normalmente não dominamos.

Bearing:
Define o tipo de mancal. Há 3 tipos primordiais:
- sleeve bearing – sem rolamento, significa que a ponta do eixo gira dentro de uma bucha metálica. É o mais simples e um dos mais silenciosos, porém, apresenta duração menor (40.000 horas a 50 °C)

- ball bearing – eixo assentado em enrolamento, contudo, apresenta maior ruído, além disso tem maior custo. Sua duração média é de 60.000 horas.

- fluid bearing – tem um sistema que mantém o eixo constantemente lubrificado, independentemente da posição. Cada fabricante dá um nome a este tipo de embuchamento, alguns o chamam de “rifle bearing”. Quando a questão do ruído é prioritária, este tipo de cooler é a melhor solução. É bom lembrar que esta opção é bem mais cara do que as anteriores, tanto que é usada pela NASA, devido à sua alta confiabilidade.

Ruído:
Os fabricantes normalmente omitem esta importante informação (dada em decibéis - dB), no entanto, a experiência nos demonstra que quanto mais barato é o cooler, maior ruído apresenta.

Impedance Protected:
Pequena bobagem ostentada na maioria dos coolers chineses (100% deles são made in China) que significa mais o menos que o motor é protegido contra sobrecarga.

Corrente:
Teoricamente, quanto maior é a corrente, maior será o volume de ar circulado. Contudo, você tem de fazer uma relação custo/benefício em função do ruído maior produzido pelos motores mais potentes.

Manutenção:
Um sujeito habilidoso pode se dar ao luxo de desmontar um cooler que está apresentado ruído e proceder a limpeza e lubrificação. Não tente retirar a ventoinha por cima, isso só resultará na sua quebra. Rompa o selo no lado oposto da ventoinha e retire o anel de pressão que prende o eixo. Limpe cuidadosamente o eixo e a bucha com álcool isopropílico e depois reponha a graxa. Se você usar um óleo do tipo de máquina de costura, o efeito será muito pouco duradouro. O ideal é usar uma graxa específica para rolamentos.

Referências:
http://www.gamersnexus.net/guides/779-computer-case-fan-bearing-differences

Nenhum comentário:

Postar um comentário