Autor: Isaias Malta
Vídeos produzidos por fábricas nem sempre são uma “playboy”, às vezes eles fazem justamente o contrário, manchar a reputação do produto.
1 – O cara não está usando EPI (luvas e máscara)
Isto é mortal! As emissões MIG são até piores do que as emissões da solda com eletrodo revestido. Acrescente-se a isso a profusão de respingos característica do arame sem gás e temos como resultado mãozinhas perfuradas e fritas.
2 – O apresentador não usa máscara para fazer o teste
O cara fala “use sempre a máquina de proteção que acompanha o equipamento”, só que não! Quando ele demonstra que a ponta está sempre ligada, coloca a máquina em cima da bancada de solda.
3 – Quando usa máscara, ele usa a que vem com o equipamento
Não caia nesta besteira, aquele “escudo” que vem com a máquina, que é uma brincadeira de criança, não cometa a tolice de usar aquela palhaçada.
4 – O cara aperta demais o arame contra a roldana
Preste atenção como o cara arrocha a regulagem da roldana do arame, ação que provocará o esmagamento do arame (tenha em mente que o arame protegido é oco) e a sua obstrução no conduíte. O certo seria apertar o mínimo possível só para encaixá-lo na ranhura da roldana.
5 – O cara esborrifa líquido anti-respingo na superfície de solda
Qualquer coisa que você borrife em cima da superfície a ser soldada contribui para aumentar a contaminação, que não ajuda em nada na penetração e a fusão do material. A quantidade de respingo depende muito mais da regulagem correta do arame e de se manter a tocha próxima à poça de fusão.
6 – O cara sugere que solda em chapa fina deve ser feita com a tocha afastada
O que que eu falei no item anterior sobre manter a tocha próxima ao ponto de fusão para diminuir respingos e escória?
Perceba a péssima qualidade da soldagem mostrada, pelo pipocar incessante que se ouve. O resultado não poderia ser outro: solda suja, feia e malvada, ou seja, o cara simplesmente não soldou, ainda mais porque ele destruiu antecipadamente qualquer chance de algum sucesso esborrifando lavando a peça com o anti-respingo.
7 – A primeira solda ficou um cocô
A primeira solda feita ficou grossa e sem penetração, logicamente o cara não conseguiu regular a potência.
CONCLUSÃO: quem vê um vídeo desses, produzido pela própria fábrica, se assusta! O que é uma pena, pois ela é a soldadora MIG sem gás com melhor custo/benefício do mercado, comparando com as outras dentro da sua faixa de preço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário