Autor: Isaias Malta
Isso mesmo! Desde que comprei recentemente a MIG V8 Brasil 150 BR não me adaptei muito bem ao botão de alimentação de arame na tocha. Principalmente porque a sensibilidade fica muito reduzida vestindo luva de soldador e máscara. Como a minha intenção era acabar com o efeito “tocha quente” (o primário do trafo fica sempre ligado exceto na posição de potência zero), resolvi matar 2 coelhos com uma cajadada só.
Comprei um relé de estado sólido de 40 amperes, eliminei o famigerado botão da tocha, arranquei os fios do cabo da tocha e fiz um curto-circuito nesses mesmos fios perto da plaquinha de controle do arame.
Agora, quando ligo a máquina, liga a ventoinha normalmente, mas o enrolamento primário do transformador fica normalmente desligado. Somente quando aperto o pedal é que ele conecta a saída de um carregador de baterias de celular à entrada do relé, aí é que o primário é ligado simultaneamente com a placa de alimentação do arame.
Farei um vídeo explicado melhor todo o processo, mas por enquanto fica aqui a descrição e a alegria de ter testado hoje e funcionado melhor do que a encomenda! Você solda com muito mais precisão podendo ocupar todos os dedos em somente segurar a tocha.
Como pedal usei um pedal Roland de teclado que tinha guardado e não usava mais. A principio chaveei diretamente os 220 volts no pedal, mas pensei na questão da segurança e acabei optando pela melhor opção de trabalhar externamente com uma tensão de excitação do relé baixíssima de 5 volts. O bom de ter controlar o início/término da soldagem no pé é que você, dependendo da posição, pode usar indistintamente qualquer pé para o acionamento do circuito.
No vídeo darei certinho as especificações do relé de estado sólido e do carregador de celular que usei para excitar o relé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário