Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

É possível adaptar uma máquina de solda MIG sem gás para soldar com eletrodo?

Autor:
Teoricamente sim, mas na prática a coisa muda de figura. Vejamos a seguir quais são as problemáticas a ser solucionadas antes de pegar uma máquina de baixo custo e adaptá-la para ter os mesmos recursos das de alto custo.

- Máquinas de solda MIG sem gás trabalham com corrente alternada (AC), ou seja não são máquinas inversoras (DC), logo, se forem usadas com eletrodos, terão um rendimento pífio quando comparado com máquinas transformadoras que entregam valores de corrente muito maiores. Além disso, terão comportamento errático, como veremos a seguir.

- Máquinas a eletrodo trabalham com voltagem constante, enquanto as máquinas MIG trabalham com corrente constante. O que isto significa em termos práticos? As fontes MIG não toleram variação de resistência, que ocorre na medida em que o eletrodo é queimado, portanto, o arco apresentaria uma variação de rendimento inaceitável.

- Máquinas MIG e MMA (eletrodo) funcionam com polaridades invertidas.

- Caso o seu interesse na adaptação continue, o primeiro passo é transformar a sua máquina MIG a transformador para inversora. Vai ter de instalar pontes retificadoras, capacitores para filtragem, resistores, indutores, etc. Converting a MIG welder from AC to DC

Este sujeito pegou 2 transformadores de forno de microondas e construiu uma máquina MIG inversora: Máquina de Solda MIG Caseira com Trafos de Microondas

Depois que a sua máquina virou inversora, aí então é possível falar em usá-la com eletrodos. Para tanto, é necessário fazer as seguintes modificações: Convert A Wire Feed Welder To A Stick Welder

Lembre-se que esta gambiarra só serve para queimar eletrodos muito finos do tipo 6011. Quem conhece um pouco de máquinas de solda, sabe que as soldadoras a eletrodo têm uma tensão em vazio de cerca de 50 volts, enquanto as máquinas MIG apresentam uma tensão de aproximadamente 24 volts. Portanto, com uma tensão baixíssima dessas é bastante difícil acreditar que a geringonça consiga abrir arco com qualquer tipo de eletrodo.

Este último tutorial não é tanto o nosso caso, se quisermos que a máquina continue com dupla função. Então, a situação deve ser adaptado a cada caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário