Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Tipos de Ferramentas elétricas segundo a linha

Escrito por
Que o mercado está inundado de ferramentas, isso lá é uma verdade. Que as pessoas procuram comprar a melhor, também é fato. Contudo, diante da oferta avassaladora, fica bastante difícil escolher uma ferramenta que alie o máximo possível baixo custo e grande benefício.

1ª Linha das marcas famosas
Meu pedreiro não se cansa de repetir que “ferramenta boa é Makita” (um mito que era verdadeiro quando as Makitas eram fabricadas no Japão). Hoje, vemos a Makita disputar lugar nas prateleiras dos grandes magazines com todas as outras marcas, por que seus preços, que antes eram absurdos, hoje se equivalem às outras.
O problema de se detectar ferramentas de 1ª linha é a vulgarização do rótulo “profissional”, pois praticamente quase todas se vendem como profissionais.
Talvez, um critério de seleção das ferramentas que realmente aguentam trabalho pesado (heavy duty) seja os locais onde são fabricadas e o preço, praticamente o dobro das congêneres disponíveis nos grandes magazines.

2ª Linha das marcas famosas
Não acredito que a grande variedade de marcas ofertadas pela Loja do Mecânico, Americanas, Ferramix, Taqi, Extra, Walmart, Leroy Merlin, Palácio das Ferramentas, etc, seja constituída de ferramentas de primeira. Tais mercados são definidos por oferta e preço. Portanto, as ferramentas realmente de primeira linha, as que possuem funções especiais, somente podem ser encontradas nas lojas especializadas e revendedores autorizados.
Entretanto, para o suprimento de grande parte das demandas profissionais, o mix de ferramentas dos magazines atende muito bem.

Linha Hobby
Ferramentas projetadas para uso eventual constituem a menina dos olhos do mercado, pois é o cidadão comum, mais numeroso, que vai comprar tais itens que vão auxiliá-lo no quebra-galho de pequenos serviços do lar. A Bosch dispõe da linha verde,da marca Skil e Dremel para atender este público, a Black & Decker é inteiramente voltada ao hobby, ao passo que supre  os profissionais com suas marcas Dewalt e Stanley. A Makita oferece a sua linha SSP.

Genéricas de marcas conhecidas
Ferramenta genérica resulta do processo de compra de grandes lotes de ferramentas já prontas da China, em que o fabricante coloca o seu adesivo e comercializa usando a força do seu nome. São exemplos no nosso mercado Tramontina, Schulz, Ferrari, Motomil, etc. Sua faixa de preço é um tanto assemelhada às marcas conhecidas da linha hobby.

Genéricas de marcas desconhecidas
Distribuidores menores importam ferramentas genéricas de mais baixo preço, portanto, não se pode esperar muita qualidade. Marcas tais como Ford, Goodyear, Gringer, Mondial, Einhell, BR Motors, AWT, Gamma, WAP, Vonder, Lynus, Tekna, Leetools, Eccofer, Profield, Fort, etc.

Clones de marcas reconhecidas, chamadas de “importadas” pelas lojas
Há sites que só negociam clones de marcas famosas tais como Makita, Dewalt, Bosch e Metabo. O interessante, é que, mesmo não tendo assistência técnica, as peças usadas são as mesmas das ferramentas originais. Então, diante de qualquer problema, você não fica tão “sem pai nem mãe” como nas genéricas desconhecidas.

2 comentários:

  1. Procurei por esta matéria. Não tem muitas iguais ou seja, parece que existe um receio dos conhecedores e experientes profissionais. Em minha experiência com ferramentas, posso afirmar que as marcas renomadas realmente fazem a diferença, mas, já comprei algumas, ditas como segunda linha, que foram tão duráveis quanto e com preço menor, tipo, metade do preço. Considero também, que o profissional, que trabalha com compromissos deve, também manter as ferramentas de renome, no entanto,estas marcas exploram sobremameira estes consumidores, não sabendo dizer se são os impostos ou outro meio na parcela do lucro.

    ResponderExcluir
  2. Comprei um martelete gamma,nunca mais,primeira ves ja deu pau não trocaram foi pra assistência técnica não compro e nen indico,sre souber q vai comprar eu queimo esta marca gamma

    ResponderExcluir