Autor: Isaias Malta
Acabei optando pelo modelo mais caro (cerca de 200 reais mais caro do que o modelo GBH 2-24) porque queria ter a opção de usar brocas cônicas, sem apelar para os frouxos adaptadores SDS-plus que vendem por aí a baixo preço.
Neste fim de semana consegui fazer a demolição que tinha programado e o GBH 2-24 DF saiu-se muito bem! Demoli reboco duplo, demoli e perfurei tijolos, abri uma vala em piso, desintegrei um panelão de concreto, arranquei lascas de basalto forte e rachei algumas pedras menos duras de basalto.Agora, vamos aos prós e contras constatados durante o uso.
PRÓS
- reboco, tijolo e concreto parecem podres diante da potência dessa ferramenta;
- por incrível que pareça é silenciosa, fato que não exime a necessidade de usar protetor auricular;
- o modelo GBH 2-24 DF é fabricado na Alemanha, o que garante um acabamento de primeiríssima. Ponto positivo para o cordão de alimentação, que é longo, emborrachado e é dotado de mobilidade circular na junção com a carcaça;
- nos depoimentos que vi, falam que a ferramenta meio que puxa a ponteira para dentro do buraco, comportamento diferente de outros marteletes que você tem que imprimir uma bruta força. Isto é verdade!
CONTRAS
-só tem 220 V, se a sua tensão é 110 V, então terá que optar pela GBH 2-24;
- o terminal da manopla é bastante duro. Mesmo que você use luvas, a aspereza da manopla acaba provocando uma pequena ferida na base do seu dedo polegar. Um usuário relatou este problema ergonômico, por mim constatado na prática. Fiquei com a ferida e a certeza de que tenho de bolar alguma modificação na terminação da manopla para torna-la menos abrasiva;
- se você planeja usar este martelete para romper concretos muito duros, perca a esperança, pois com seus 2,7 Joules ele com certeza vai bater muito e quebrar pouco. Constatei isto quando tentei demolir a base de três mourões que o pedreiro praticamente petrificou, aí aprendi aonde vão todos aqueles sacos de cimento a mais que os pedreiros costumam comprar.
CONCLUSÃO
Excelente ferramenta para se ter em casa à guisa de furadeira potente sem impacto, com impacto e ainda com o recurso do martelo para fazer demolições em tudo que não for de pedra.
UPDATE:
Usei o GBH 2-24 DF com o mandril padrão para brocas redondas e o resultado foi impressionante! Ele fura facilmente mesmo chapa metálica grossa, que nem teria sido mordida pela minha Skil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário