Autor: Isaias Malta
O hobista tem a tendência de comprar o menor número de ferramentas possível e improvisar nas que possui diversos usos. Para tanto, ele adapta discos, constrói gambiarras, apela para anéis redutores, etc. Entretanto, a criatividade pode esbarrar em questões de segurança, pois quando uma ferramenta girando a 13 mil rpm dá um coice, ou explode um disco, ninguém consegue prever a sua trajetória, quase sempre contra o corpo do operador.
Por isso preparei este pequeno guia para esclarecer os pontos básicos de uma ferramenta que os próprios operários da construção civil usam para tudo.
Operação:
Estude bastante antes de dar os primeiros passos, acompanhe os tutoriais disponíveis no Youtube e nos blogs. Em inglês pesquise pelos termos “marble saw”. Este Blog dá dicas operacionais bastante interessantes, mesclando textos, imagens e vídeos.
»»» SERRA MÁRMORE OU MAKITA COMO USAR PASSO A PASSO
Destinação:
A ferramenta serra-mármore destina-se a cortar concreto, granito, tijolos, mármore, azulejos, cerâmicas. Para tanto, ela é desenhada para oferecer os acessórios específicos.
Corte a seco:
Modelos de mais baixo custo são dotados apenas de corte seco, ou seja, não são dotados de acessórios que permitem a refrigeração do disco através de jatos de água.
Corte úmido:
Através da conexão com uma mangueira, os modelos com corte úmido permitem a refrigeração do disco, ação que redunda em duas coisas: prolonga a vida útil do disco e termina com aquele poeirão danado resultante do corte de pedras. Para o uso eventual, talvez não seja de grande valia pagar mais por este recurso, além do que, a manuseabilidade se torna mais complexa.
Corte de madeira:
Nas obras é comum se ver operário cortando madeiras com serras dentadas de videa. Todavia, este o uso mais temerário que se pode fazer com uma serra-mármore, pois tais discos são projetados para funcionarem em rotações baixas de 3000 a 6000 rpm, contra os 13000 rpm das serras-mármore. No entanto, a Bosch oferece a opção do disco abrasivo azul 2 608 623 003 para cortar madeiras, mesmo aquelas contendo pregos.
Corte de metal:
Apesar de não ser uma ferramenta projetada para trabalhar com discos abrasivos típicos de esmerilhadeiras, a Bosch tem no seu mix o disco multiuso diamantado de 110 mm (2 608 602 721) para quebra-galhos na área do metal.
Tamanho dos discos:
A maioria dos modelos comuns de serra-mármore aceita discos de tamanho padrão de 110 mm. Como a Bosch oferece alguns discos universais de 125 mm, seu modelo GDC14-40 aceita este tamanho maior.
Segurança:
Semelhantemente à sua irmã esmerilhadeira, a serra-mármore opera com rotação altíssima, fato que pode provocar acidentes sérios e até a morte, e não for operada com prudência, habilidade e respeito às regras de segurança.
Estude o manual e aprenda antecipadamente a operar o equipamento.
Utilize os equipamentos de proteção individual específicos para a operação de serra-mármore tais como máscara de proteção contra poeira e fuligem, protetor facial, sapato de segurança antiderrapante, capacete de segurança, protetor auricular, óculos de proteção, roupa grossa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário