Autor: Isaias Malta
Tenho uma Skil 500w há uns 5 anos e somente agora resolve dar uma checada por dentro, inclusive porque notei uma certa folga na bucha do mandril.
Pois bem, quando abri a dita cuja, descobri que a graxa original (uma vermelha, muito vagabunda por sinal) estava completamente escorrida e seca, sem efeito lubrificante algum entre as engrenagens.
Limpei cuidadosamente todas as engrenagens, retirei o induzido e limpei o pó de carvão, limpei o coletor, assim como as paredes da bobina (estator). Devido ao meu uso moderado, as escovas (carvões) ainda estão boas, assim como as engrenagens responsáveis pelo impacto.
O problema da folga não chega a ser na bucha do mandril, uma vez que ela é de metal. O detalhe é que este mancal repousa na carcaça de plástico, que se desgasta com o uso (construção comum nas furadeiras tipo hobby). Devido ao pouco espaço, resolvi colocar uma lâmina de alumínio (de lata de leite) entre a bucha e carcaça, que solucionou a pequena folga.
Lubrifiquei não utilizando graxa comum, mas a Molikote BR-2, uma graxa excepcional que com certeza não escorrerá como aconteceu com a original. Posso dizer agora que a Skil ficou nova e pronta para a guerra, ainda mais que já usei a coitadinha como esmerilhadeira, politriz e esmeril.
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