Escrito por Isaias Malta
Só podia ser na Rússia! No Brasil temos a tradição na construção civil de usar a serra-mármore para tudo, inclusive para cortar madeira, já que é muito mais prática e leve. Só que a tradição tem um preço, já que os trabalhadores empregam discos com dentes de videa, projetadas para trabalhar em baixas rotações em serras circulares dotadas de proteções muito maiores contra trancos e quebra de discos. Nem vamos falar da temperatura que se superaquece num disco não projetado para trabalhar numa rotação quatro vezes maior!
Sabendo que não há como lutar contra uma tradição, o fabricante Bosch resolveu lançar um disco diamantado exclusivo para cortar madeira com serra-mármore. Naturalmente a coisa não passaria desapercebida pelos russos! No vídeo eles aparecem testando o disco numa esmerilhadeira Bosch (aparece o panfleto escrito em português). São não me perguntem como eles estão usando um disco com furo de 20 mm numa ferramenta projetada para aceitar discos com furo de 22,23 mm.
Tá certo, podem perguntar! Provavelmente os russos pegaram uma flange de esmerilhadeira e reduziram o diâmetro do anel central para 20 mm, trabalho que um torneiro mecânico faz em 3 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário