Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Qual é o lado certo do disco de corte da esmerilhadeira?

Escrito por
Com o disco de desbaste ninguém tem dúvidas, a posição é uma só e a arruela de aperto fica com o ressalto para baixo encaixado no disco. Tampouco os discos diamantados e os dentados deixam qualquer dúvida, já que trazem o sentido da rotação indicado na face, portanto, é só montar de acordo com o sentido de rotação da esmerilhadeira.

Entretanto, como alguns discos de corte não exibem orientação de sentido, alguns usuários montam-nos com o lado pintado voltado contra a flange, enquanto outros preferem posicioná-lo para fora, contra a arruela de aperto.

Alguns fabricantes indicam o sentido de corte nos discos para inox. Vejamos a imagem do produto da Bosch, que assinalo o símbolo em vermelho:

No disco da Norton a indicação é mais clara ainda:

Se não há indicação de sentido, qualquer lado funcionaria se não houvesse um detalhe. Observe um disco de desbaste, que por ser mais grosso, é côncavo no centro. Veja que o anel metálico de reforço fica posicionado contra a arruela de aperto. Então, essa é a posição correta do disco de corte numa esmerilhadeira, com o anel metálico pressionado contra a arruela de aperto, ou seja, com o lado pintado do disco voltado para fora.

O vídeo abaixo não chega explicar este detalhe, mas demonstra a montagem mais correta do disco de corte.

12 comentários:

  1. Sua explicação é excelente, mas vejo muitos montando discos sem observar o sentido de rotação do mesmo.
    Aí eu lhe pergunto, a forma correta é essa ou é flexibilizada montando a revelia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo montado certo, um disco em alta rotação apresenta riscos de quebra e fragmentação. Agora, se for montado erradamente, os riscos aumentam, essa é a minha opinião, vejo a questão da segurança.

      Excluir
    2. Ainda estou com dúvida... você exemplificou com dois discos aonde todos dois tem sua marcação de sentido de rotação.
      Aí vem minha dúvida, na primeira ilustração a marca de sentido está a direita e na segunda a esquerda, certo! Sendo assim eles trabalham em sentido contrário um do outro?

      Excluir
    3. A melhor dica é que o anel interno do disco (de metal brilhante) deve ficar embaixo da flange de aperto.

      Excluir
  2. Estimados senhores e profissionais. Gostaria de me juntar aos colegas no debate e no compartilhamento de informações. Quanto ao sentido de rotação do disco de corte, não existe um lado certo, ou seja, pode ser usado de ambos os lados. O símbolo ao qual o nosso colega se refere como sentido de rotação, na verdade é o símbolo da OSA, um órgão certificador de normas europeu. Algo como o nosso INMETRO e as NBR (normas técnicas). Aquele triângulo que parece uma seta e nos confunde com o sentido de rotação, representa a letra A de OSA.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma dúvida que ninguém esclarece

    ResponderExcluir
  4. Na verdade tanto faz como fez se a parte de metal apoiar na flange de aperto e o mesmo que na flange fixa de apoio.E bem mais bacana a escrita para cima e o escuro para trabalho .

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir