Pesquisar este blog

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Por que compramos furadeira com mancal de bucha ao invés de rolamentada?

Furadeira com bucha na fixação do eixo
Autor:

A diferença é notória, a furadeira dotada de bucha na saída normalmente tem mandril pequeno e ao cabo de algum tempo acaba apresentando folga no eixo, enquanto a rolamentada suporta mandris maiores, não apresenta folgas e oferece ótima precisão.

Apesar de as furadeiras rolamentadas serem infinitamente superiores às “embuchadas”, o mercado as continua oferendo e continuamos comprando. Por diversos motivos, acabamos optando, conscientemente ou não, por uma furadeira com eixo fixado por bucha:
Detalhe da bucha e eixo de furadeira

1) O principal deles é o preço, quando precisamos de uma máquina para serviços leves e esparsos, não há porque dispender uma grana preta numa ferramenta industrial.

2) Quando a leveza é fundamental em serviços delicados, a furadeira com bucha tende a ser menos pesada.

3) Fatalmente, devido à vibração e ao atrito, a bucha de saída acaba cavando o plástico da carcaça e criando a característica folga de eixo presente nas furadeiras hobby. Este defeito é facilmente contornável calçando-se a bucha com lâminas metálicas encurvadas posicionadas na fenda do mancal.

Tenho a minha disposição 3 graus de furadeiras que atendem plenamente às minhas necessidades:

a) Uma parafusadeira elétrica, que também uso como furadeira de baixa velocidade;

b) Uma furadeira tipo Hobby modelo Skil, com bucha e mandril de 3/8, que uso sem a função martelete (com o botão seletor fixo com parafuso) exclusivamente para serviços leves e ágeis.

c) Uma furadeira dotada de encaixe SDS-PLUS e também mandril para brocas cilíndricas, que uso para concreto e trabalhos mais pesados em metal.

A conclusão que chego é que uma furadeira industrial não nos obriga a abrirmos mão da flexibilidade permitida pela opção hobby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário