Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Dicas para usar arame revestido 0,6 mm sem embolar no alimentador de máquina MIG

Autor:

Tão logo comprei a máquina de solda V8 Brasil MIG 150BR, comprei também arame de reposição da mesma marca e o vendedor me convenceu a levar também um rolo de 0,6 mm. Pois bem, agora que esgotou o arame que veio com a máquina, chegou a hora de testar o 0,6, já que estou justamente trabalhando numa chapa fina danada de furar com o arame 0,8.

Entrementes, vi na internet o vídeo abaixo e fiquei receoso de usar o arame 0,6. Será que daria problema na minha máquina? Terá sido perda de dinheiro?


Felizmente, graças ao vídeo acima, me antecipei e tomei algumas providências que mudaram o caso de figura. E antes que perguntem, esse arame fino é realmente sensacional para serviços de precisão em peças pequenas e chapas finas. Com ele já soldei garras num alicate de pressão e fiz um porta-cossinetes. E a chapa fina que estava me desesperando, agora já não está mais abrindo o bico, mesmo soldando em potência máxima.

- Faça necessariamente a troca do bico de 0,8 mm (original da máquina) por um de 0,6 mm. Como cometi algumas barbeiragens no começo, por nunca ter soldado na vida, resolvi trocar bico, porta-bico e bocal da tocha. Coloquei tudo novo para ter certeza de que o arame deslizaria com a suavidade de manteiga.

- Faça um exame minucioso do conduíte a procura de alguma possível obstrução, principalmente verifique o estado da parte que termina no porta-bico. Como a borda do meu conduíte tinha uma ponta, tive que limar para deixa-la bem lisa para evitar que o arame tranque no final.

- Depois de feito tudo isso, procedi a colocação do novo rolo de arame e, ao invés de optar pela alimentação motorizada, preferi introduzir manualmente o arame por todo o conduíte até sair na extremidade, isto para ter certeza de não haver nenhuma obstrução.

- Verifique se a roldana de pressão do sistema de alimentação não está excessivamente apertada ou frouxa demais.

- Verifique se o rolo de arame não está frouxo ou apertado demais e faça a regulagem da arruela de pressão que funciona em cima da mola.

Depois de tomadas todas as salvaguardas acima, não tive nenhum problema de embolar arame no alimentador.

UPDATE: o fato é que usar o arame 0,6 mm é uma verdadeira carnificina. Fica extremamente periclitante a regulagem, produz um horror de escória, a tocha suja a todo momento e a possibilidade do arame grudar no bico (por derretimento) é constante. Com tudo isso, sinceramente não pretendo mais embarcar nessa aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário