Pesquisar este blog

sábado, 30 de janeiro de 2016

Como evitar o travamento de mandril?

Autor:
Mandril de furadeira travado é o pior perrengue do mundo! Isso porque tirar um mandril para substituí-lo é uma baita dor de cabeça, muito difícil com suas travas químicas, parafusos e roscas emperrados.

Não importando se o seu mandril é de chave ou aperto rápido, a melhor dica é mantê-lo limpo e lubrificado, principalmente depois de trabalho que produz muito pó. Tenho 4 furadeiras: uma sucata de uma antiga parafusadeira Bosch a bateria que transformei em parafusadeira/furadeira manual, uma Skil 500w, uma parafusadeira elétrica AWT e uma furadeira martelete Bosch GBH 2-24 DF.

Delas, as mais novas são a AWT e a Bosch. Por incrível que pareça, das antigas o mandril da antiga furadeira Bosch a bateria está em ótimo estado, já a Skil estava apresentando alguma dureza na hora de girar o mandril com a mão. Este é o teste a ser feito, gire o seu mandril com a mão e veja se ele apresenta suavidade em todo o curso, desde as garras totalmente recolhidas até totalmente estendidas.

A primeira providência é remover todas as sujeiras impregnadas nas engrenagens no interior do mandril. Tenho usado com sucesso o descarbonizante spray Auto 100 da Loctite. Encharco bem o interior do mandril e deixo o produto secar. Depois lubrifico com óleo 90 de caixa de câmbio e assim fica até o próximo uso.

Assim, manter o mandril limpo e lubrificado é o melhor método para deixá-lo funcionando suavemente sem travamentos ao longo de toda a vida útil da ferramenta, talvez até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário