Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A importância do uso de botina/bota específica para soldador: a busca pela bota perfeita

Autor:
Depois de resolvido o meu problema com a falta de perneiras de raspa, comecei a sentir umas coceiras suspeitas nos dorsos dos pés.

Devido ao problema recente de exposição da canela às radiações do arco voltaico, minhas suspeitas recaíram sobre o desempenho da botina de segurança que uso para soldar. E a constatação não demorou; descobri justamente na região do dorso do pé que o couro da botina está ressecado, mesmo coberta pela polaina da perneira. Observe o fato na foto abaixo que tirei da botina mais prejudicada.

Fui ver a certificação de segurança da minha botina e descobri que ela é projetada para a atividade de eletricista, ou seja, com fraca proteção contra o vazamento de radiações produzidas pelo processo de soldagem.

Então pesquisei uma botina desenhada especificamente para a atividade de soldador e vi pelo desenho da ESAB o quanto difere da minha, principalmente em relação às camadas adicionais de proteção do dorso do pé.

Naturalmente, a solução mais apropriada para o soldador recai sobre a bota equipada com cano de raspa, essa sim projetada para proteger plenamente canelas e pés, sem a necessidade de perneiras.

Matutando para decidir se comprava uma botina ou bota para acabar com o problema da coceira nos pés, achei uma solução caseira perfeita para o meu caso. Tenho há alguns anos uma bota Snake High Fly Pilot super reforçada de uso eventual no voo livre, só quando está muito frio. Testei a bichinha na solda e funcionou perfeitamente, agora já tenho a minha bota de soldador! (O detalhe é que para  protegê-la contra as faíscas, uso um pedaço dessas luvas de cozinha por cima fixado com elástico.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário