Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Martelete Makita quebra talhadeiras, culpa da ferramenta ou do usuário?

Escrito por
Há de tudo na rede, desde reclamações justas a murmúrios infundados. A marca Makita se consolidou ao longo dos anos como sinônimo de excelência, tanto que muitos compram suas ferramentas guiados mais pela mística da marca do que pelo sério estudo das suas necessidades.

No Brasil, devido aos preços dos pedreiros autônomos estarem nas nuvens, muitos leigos têm se metido a fazer serviços que antes só os profissionais realizavam. De olhos neste mercado, as marcas começaram a lançar linhas mais baratas das suas ferramentas, com o objetivo de atender ao usuário diletante. Entretanto, como tais ferramentas não foram concebidas para uso intenso e pesado, vemos as queixas se multiplicando nos sites. No vídeo abaixo temos um pequeno exemplo de demolição feita com uma ferramenta que talvez não tenha sido desenhada para tanto:


Ferramentas do tipo mostrado no vídeo são encontradas em todos os grandes magazines por preços que varia de 300 e poucos reais a mais de 400. Ora, a HR-2470, apesar de fazer às vezes, não é um rompedor, daqueles que custam 3 mil reais!

Para ilustrar o meu raciocínio, trago alguns depoimentos de usuários, que se justos, ou difamatórios, você poderá julgar. Ao final, mostrarei a palavra do fabricante e cada um que faça o seu próprio julgamento.
Quanto a marca, fuja da Makita! DeWalt, Metabo, Bosch e Milwaukee não mentem na cara dura nas suas especificações como a Makita faz nem são descartáveis ou de brinquedo. O martelete HR2610 por exemplo, é uma piada, nem tem luvas decentes para acoplar as engrenagens e se você não tomar cuidado (girar o conjunto SDS na troca de função) a ferramenta se autodestrói!
Comentário aposto no vídeo acima

Quebrador de talhadeiras
Em 18/12/2013, comprei um martelete Rotativo da Marca Makita modelo HR2014, com a finalidade de agilizar meu serviço. Acontece que com apenas duas horas de uso a referida maquina quebrou a talhadeira, achei que aquilo era normal, comprei uma talhadeira nova e continuei o serviço a talhadeira durou até o dia seguinte, como já estava acabando o serviço não dei atenção. Após alguns dias iniciei novo serviço e comprei nova talhadeira, durou apenas dois dias e assim foi sucessivamente até inteirar seis talhadeiras. Comecei a achar muito estranho, perguntei a um amigo e ele me recomendou comprar uma talhadeira da marca Dewalt, foi o que fiz, comprei logo duas cada uma custando o dobro da marca Makita, porem o Martelete quebrou as duas em dois dias de trabalho, falei com meu amigo novamente e ele me disse que trabalha com um Martelete da arca Dewalt e as talhadeiras chegam a durar mais de seis meses. Assim sendo eu pergunto? O que acontece com essa PORCARIA de martelete que eu comprei da Makita. Se continuar assim logo vou gastar muito mais comprando talhadeiras do que o que gastei com a máquina. Levei a máquina na assistência técnica no dia 03/05/2014 e após muita insistência me disseram que a Makita solicitou as talhadeiras quebradas para análise. E como fico? Enquanto ficam olhando as talhadeiras quebradas eu não posso mais trabalhar? Sei que esse problema de quebra de talhadeiras não e so meu ja ocorreu com outros que compraram a Makita, assim sendo pergunto Srs. da Makita quando vão resolver meu problema? Será que vão resolver meu problema ou terei que jogar fora meu conceito por essa marca, pois até hoje só comprei maquinas da Makita.

Sres. da Makita, ainda continuo com o problema da máquina quebrando talhadeira, já estou com mais 5 talhadeiras quebradas, e o pior e que nem serviço pesado a máquina está executando, somente está trabalhando na retirada de azulejos e piso e ainda assim continua quebrando, como e que eu fico com essa droga de máquina. Precisei comprar outro martelete e comprei da marca Dewalt, pois a máquina já está trabalhando há uma semana com a mesma talhadeira e não quebra, agora essa porcaria da Makita não dura nem duas horas, até agora vocês não me deram nenhuma resposta, conversando com o lojista que me vendeu a máquina Loja Super JL em Arujá-SP, ele me falou que está com várias maquinas da Makita (Furadeiras, Serra Mármore, etc.) com problemas devolvido por cliente, ou seja já foi com defeito e foi substituído por eles, fato esse comunicado a Makita, mas ninguém dá atenção na loja, e fui informado que estão parando de vender produtos da Makita, não querem mais saber da Makita lá, concluindo se vocês não estão dando suporte nem para os seus revendedores, quem dirá para os consumidores, finalizando necessito de uma solução para esse meu problema, pois estou na garantia e se não for resolvido terei que procurar outras alternativas. Fico no aguardo urgente.
Fonte: http://www.reclameaqui.com.br/8839255/makita-ferramentas-eletricas/martelete-quebrando-talhadeiras/

Aqui temos a resposta da Makita, que acho bem razoável frente às reclamações da grande quantidade de usuários, incapazes de avaliar bem as suas necessidades, antes de investir na compra de uma ferramenta inadequada.

Prezado Sr. José Roberto:
Informamos que o objetivo da Makita do Brasil é atender da melhor forma possível todos os seus consumidores, buscando oferecer o produto mais adequado para cada aplicação. Salientamos que, cada tipo de produto possui uma aplicação específica, e por isso disponibilizamos no mercado mais de 10 tipos de marteletes para as mais diversas aplicações.

Desta maneira, a Política da Makita do Brasil é oferecer todo suporte ao consumidor no que se refere às orientações técnicas quanto ao manuseio e as aplicações indicadas de cada ferramenta, a fim de evitar riscos à segurança do usuário e também para não acarretar danos na ferramenta  causados por uso inadequado.

No seu caso, após análise do Centro Técnico da própria Makita, detectamos que as duas ferramentas foram danificadas por uso inadequado e não possuíam vícios de qualidade. Ou seja, a origem dos danos não foi de defeitos de fabricação e sim uma sobrecarga de trabalho. Mesmo assim, a Makita realizou os consertos das duas máquinas em caráter de "cortesia", deixando-as em estado de nova.

Além de consertar as duas máquinas, a Makita enviou um técnico até o seu local de trabalho com objetivo orientá-lo sobre o uso das ferramentas e analisar a aplicação das mesmas. No entanto, o senhor informou que não tinha nenhum serviço sendo realizado e não permitiu que o técnico realizasse uma análise técnica do local, o que impossibilitou uma conclusão dos fatos. Mesmo diante das circunstâncias, o técnico emprestou o modelo HM0871, que é um martelete mais potente e o mais indicado para tirar pisos cerâmicos (o senhor relatou essa informação no SAC). O objetivo desse empréstimo foi apresentar o produto mais indicado para a aplicação com a qual "deduzimos" que as máquinas estão sendo utilizadas.

Sendo assim, enfatizamos que ambas as máquinas sofreram danos causados por uso inadequado, que, portanto, extingue o direito à garantia. Concedemos o conserto em cortesia e colocamos nossa equipe técnica disponível para orientá-lo sobre o uso e aplicação correta da ferramenta, a fim de evitar os mesmos problemas.

A Makita do Brasil se prontifica a orientá-lo e ajudá-lo, no entanto precisamos da vossa colaboração e receptividade para identificarmos o tipo de trabalho que está sendo realizado. Lembramos que o uso inadequado pode acarretar em danos à ferramenta e principalmente riscos à segurança do usuário.

Sendo assim, ficamos no aguardo de seu contato para agendarmos uma visita técnica, uma vez que estamos tentando contatá-lo e não estamos conseguindo.

Grato,
SAC ( Serviço de Atendimento ao Consumidor )
Fonte: http://www.reclameaqui.com.br/3948527/makita-ferramentas-eletricas/martelete-rotativo-modelo-hr2470/

Nota 10 ao SAC da Makita por responder aos questionamentos dos usuários! Tal atitude é um dos parâmetros definidores de uma marca de excelência.

Para entender porque determinadas ferramentas, quando usadas em condições pesadas de canteiros de obras, quebram sistematicamente,  aprenda sobre Ciclos de Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário